Google
 

quarta-feira, 25 de Julho de 2007

Jesus promete outro consolador



(João 14, vs. 16-31)



"E eu rogarei ao Pai e ele lhes dará outro CONSOLADOR, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vocês o conhecem, porque ele habita em vocês e com vocês estará!..." Não os deixarei órfãos, voltarei para vocês outros...Ainda por um pouco e o mundo não me verá mais; vocês, porém, me verão; porque eu vivo, vocês também viverão! E naquele dia reconhecerão que eu estou em meu Pai e vocês em mim e eu, em vocês!... Aquele que tem meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama, será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele!Disse-lhe Judas, não o Iscariotes:- De onde procede, Senhor, que você está para manifestar-se a nós e não ao mundo?Respondeu Jesus:- Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada! Mas quem não me ama, não guarda as minhas palavras; e a palavra que estão ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou!...Isto lhes tenho dito, estando ainda com vocês; mas O CONSOLADOR, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, este lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar de tudo o que lhes tenho dito!...Deixo-lhes a paz, a minha paz lhes dou; não a dou como a dá o mundo... Não se turbe os seus corações, nem se atemorizem!Ouviram o que eu lhes disse: Vou, e volto para junto de vocês. Se me amassem, se alegrariam de que eu vá para o Pai, porque o Pai é maior que eu!... Isto eu lhes digo agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês possam crer!...Já não falarei muito com vocês, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim; contudo, assim procedo para que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço como o Pai me ordenou...Mas levantem-se, e nos vamos daqui.
A videira e os ramos(João 15, vs. 1-27)
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor! Todo ramo que, estando em mim não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto, limpa para que dê mais fruto ainda!...Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado... Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês! Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira; assim nem vocês o podem dar, se não permanecerem em mim!...Eu sou a videira, vocês os ramos! Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada poderá fazer... E se alguém não permanecer em mim, será lançado fora a semelhança do ramo, e secará; e o apanham então, e o lançam no fogo e o queimam!...Se permanecerem em mim e as minhas palavras permanecerem em vocês, poderão pedir o que quiserem, e lhes será feito! Nisto é glorificado meu Pai, em que dêem muitos frutos; e assim eu os tornarei meus discípulos!...Como meu Pai me amou, também eu os amei; permaneçam no meu amor!Se guardarem os meus mandamentos, permanecerão no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e no seu amor permaneço!Tenho-lhes dito estas coisas para que meu gozo esteja em vocês, e o seu gozo seja completo!...O meu mandamento é este, que se amem uns aos outros, assim como eu os amei! E ninguém tem amor maior que este: de dar alguém a própria vida em favor de seus amigos!...Vocês são meus amigos, se fazem o que eu lhes mando...Já não os chamo de servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor; mas eu tenho os chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai lhes tenho dado a conhecer!... Não foram vocês que me escolheram a mim; pelo contrário, eu os escolhi e os designei para que sigam e dêem frutos, e o seu fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirem ao Pai em meu nome, ele lhes possa conceder!...Isto eu mando, que se amem uns aos outros!Se o mundo os odeia, saibam que, primeiro do que a vocês, odiou a mim!...Se vocês fossem do mundo, o mundo amaria o que é seu; como, todavia, não são do mundo, pelo contrário dele os escolhi, por isso o mundo os odeia...Lembrem-se da palavra que eu lhes disse: não é o servo maior do que seu senhor! Se me perseguiram a mim, também perseguirão à vocês; se guardarem a minha palavra, também guardarão a sua...Tudo isso, porém, lhes farão por causa de meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou!... Se eu não viesse, nem lhes houvesse falado, pecado não teriam; mas agora não tem desculpa de seu pecado!Quem me odeia, odeia também a meu Pai...Se eu não tivesse feito entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, pecado não teriam; mas agora não somente tem eles visto, mas também odiado, tanto a mim como a meu Pai!...Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei: "Odiaram-me sem motivo." (Salmos, 35 v.19) Quando, porém, vier O CONSOLADOR, que eu lhes enviarei da parte do PAI, O ESPÍRITO DA VERDADE, que dele procede, este dará testemunho de mim; e vocês também testemunharão, porque estão comigo desde o princípio!...
A missão do Consolador(João 16, vs. 1-24)
Tenho-lhes dito estas coisas para que não se escandalizem!...Eles os expulsarão das Sinagogas; mas vem a hora em que todo aquele que lhes matar, julgará com isso tributar culto a Deus!Isto farão porque não conhecem o Pai, nem a mim...Ora, estas coisas lhes tenho dito para que, quando a hora chegar, vocês se recordem de que eu lhes disse estas coisas... Não as lhes disse desde o princípio, porque eu estava com vocês... Mas agora vou para junto daquele que me enviou, e nenhum de vocês me pergunta: Para onde vai? Pelo contrário, porque eu lhes tenho dito estas coisas, a tristeza encheu os seus corações!...Mas eu lhes digo a verdade: Convém-lhes que eu vá, porque se eu não for, O CONSOLADOR não virá para vocês outros; se, porém, eu for, eu o enviarei!Quando ele vier convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai e não me verão mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado!...
"Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora; quando vier, porém, o Espírito da Verdade, ele os guiará a toda verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e lhes anunciará as coisas que hão de vir!"
Ele me glorificará porque há de receber do que é meu, e há de anunciar isto à vocês!...Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que lhes disse que há de receber do que é meu e à vocês há de anunciar...Um pouco, e não mais me verão; outra vez um pouco, e poderão me ver!..."Então alguns de seus discípulos disseram uns aos outros:- Que vem a ser isto que nos diz: Um pouco e não mais me verão e outra vez um pouco e poderão me ver; e: Vou para o Pai?"E diziam, pois:- Que vem a ser esse - um pouco? Não compreendemos o que quer dizer!Percebendo, Jesus, que desejavam interrogá-lo, perguntou-lhes:- Indagam entre vocês a respeito disto que eu lhes disse: Um pouco e não mais me verão e outra vez um pouco e poderão me ver? Em verdade, em verdade lhes digo que chorarão e se lamentarão, e o mundo se alegrará; vocês ficarão tristes, mas a sua tristeza se converterá em alegria!...A mulher quando está para dar à luz, tem tristeza, porque sua hora é chegada; mas depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem!Assim também agora vocês tem tristeza: mas outra vez os verei, os seus corações se alegrarão e a sua alegria ninguém poderá tirar!...Naquele dia nada me perguntarão... Em verdade, em verdade lhes digo, se pedirem alguma coisa ao Pai, ele a concederá em meu nome!Até agora nada vocês tem pedido em meu nome: peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa!...
Palavras de despedida(João 16, vs. 25-33)
Estas coisas lhes tenho dito por meio de figuras; vem a hora quando não lhes falarei por meio de comparações, mas lhes falarei claramente a respeito do Pai! Naquele dia pedirão em meu nome; e não lhes digo que rogarei ao Pai por vocês... Porque o próprio Pai os ama, visto que me tem amado e tem acreditado que eu vim da parte de Deus!...Vim do Pai e entrei no mundo; todavia deixo o mundo e vou para o Pai!...Disseram os seus discípulos:- Agora você fala claramente e não emprega nenhuma figura!... Agora vemos que sabe todas as coisas, e não precisa de que alguém lhe pergunte; por isso cremos que de fato você veio de Deus...Respondeu-lhes Jesus:- Crêem agora? Eis que vem a hora e já é chegada, em que serão dispersos, cada um para sua casa, e me deixarão só; contudo não estou só porque o Pai está comigo!...Estas coisas lhes tenho dito para que tenham paz em mim!... No mundo passam por aflições; mas tenham bom ânimo, eu venci o mundo!" - Jesus.

Sem comentários:

© 2007 - 2009 - Jesus Salva

Creative Commons License